Não é novidade que Portugal cada vez mais tem se tornado um país atrativo para brasileiros que decidem imigrar. Muitos estão vindo da forma correta, e outros ao tentarem economizar, se utilizando do “jeitinho brasileiro” e, acabam com mais problemas e gastos do que teriam se fizessem da forma legal e regular.
Por isso, decidi apresentá-los aos 4 passos INDISPENSÁVEIS no seu processo de imigração:
1️. Decisão de morar em Portugal
O primeiro passo é decidir. Pensar nos pós e contras, e levantar algumas questões como: Quem irá comigo? Irei sozinho(a)? Quando devo viajar? Onde devo morar? Quanto de reserva financeira irei precisar?
2️. Planejamento Imigratório
Após a decisão, e hora de ir em busca das respostas para as questões acima.
É verdade que a prática é muito mais complicada, mas é o planejamento imigratório que vai te ajudar a vir da forma mais preparada e segura possível para você e sua família. Imprevistos acontecem, claro! Mas pelo menos com um bom planejamento, eles serão mais facilmente enfrentados.
Você pode planejar por conta própria ou recorrer a ajuda de profissionais habilitados que te ajudarão a definir metas, traçar prazos e lidar com a burocracia associada a imigração. Nosso escritório oferece este serviço e ficará feliz em auxiliá-lo neste processo.
3️. Pedido de visto
Independente dos motivos que te fazem querer imigrar, é importante você definir o que vai fazer no país. Pretende estudar, trabalhar, empreender, viver de rendimentos…
Vale ressaltar que a aplicação do visto vai depender desses motivos, e por isso, a escolha deve estar de acordo com seus objetivos.
Os vistos devem ser solicitados antes da sua viagem para Portugal. Os chamados Vistos de Residência de longa duração, são solicitados para períodos iguais ou superiores a um ano. Conheça os principais tipos de vistos de residência existentes:
D1 – Visto para trabalhar em Portugal
D2 – Visto para Empreendedor como autônomo ou para abertura de empresa
D3 – Visto para Investigação ou Atividade Altamente Qualificada
D4 – Visto de Estudo, Estágio e Voluntariado
D5 – Visto de Estudo/Mobilidade (para quem já está na Europa)
D6 – Visto para Reagrupamento Familiar
D7 – Visto para Aposentados ou Titulares de Rendimentos
Golden Visa para grandes investidores
Tech Visa
E verdade que algumas pessoas querem “pular” essa etapa e imigrar para Portugal sem começar o investimento no visto.
Quando o imigrante opta por esse caminho, e decide entrar como turista, quando na verdade pretende ficar para morar, acaba colocando em risco sua segurança e de sua família.
Por isso, converse com um advogado sobre as possibilidades e, acima de tudo, tenha paciência. É melhor levar mais tempo para a mudança, e entrar legalmente no país, do que passar perrengues quando chegar em Portugal.
4️. Mudança para Portugal
Tudo planejado, passaporte, visto, malas feitas e passagens compradas ✔️
Boa viagem! Você vai morar em um país com altos índices de segurança, qualidade de vida, saúde e educação!